Emater vai doar safra de pequi para OVG

O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, assina com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) um termo de doação da safra de pequi deste ano. A iniciativa é para contribuir com a alimentação de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela instituição.

A parceria foi firmada durante visita da diretora geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, e equipe à sede administrativa da Emater.

“O pequi é um fruto nativo do Cerrado e símbolo da culinária do Estado de Goiás. No ano passado, a produção bateu recorde. Colhemos mais de 10 toneladas e devido a alta produção, doamos 7,5 toneladas para o Banco de Alimentos da OVG”, relembrou o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

A diretora geral da OVG, Adryanna Caiado, comemora a parceria e ressalta a importância das doações para manter o trabalho junto às famílias assistidas pela instituição.

 Banco de Alimentos da OVG hoje conta com as doações de empresas e instituições para garantir alimentos de qualidade na mesa de milhares de goianos em todo estado”, pontua.

Durante a visita, o presidente da Emater, Rafael Gouveia, convidou toda a Diretoria da OVG para conhecer o viveiro de mudas de pequi e o jardim clonal, que ficam na sede da instituição.

Os frutos que serão doados são cultivados na Estação Experimental Nativas do Cerrado da sede do órgão, em Goiânia. Neste local, estão plantados cerca de mil pés do pequi. Além disso, a Emater possui o maior banco de germoplasma de pequi no mundo, onde reúne diferentes variedades de pequi encontradas na natureza, em diversas cidades e estados, por meio de clonagem e enxertia.

As plantas que fazem parte do banco estão distribuídas nas unidades de pesquisa da agência em Goiânia, Anápolis, Porangatu e Araçu. ( Agência Cora de Notícias )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *